Diploma Digital - Ministério da Educação
Diploma Digital: um marco na transformação digital para alunos de Instituições de Ensino Superior (IES).
O desafio
O Ministério da Educação (MEC) tinha pela frente um grande desafio: modernizar a emissão de diplomas de graduação, um procedimento essencial para as instituições de ensino superior. Uma missão trabalhosa: garantir a segurança do novo modelo, digital, para todas as instituições participantes do sistema RNP (Rede Nacional de Pesquisa). A RNP foi escolhido para realizar esse projeto em parceria com desenvolvedores locais, na busca da criação, implementação e distribuição do diploma digital.
A solução
A RNP foi além: junto com o Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (Lavid) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), desenvolveu a solução tecnológica que emite e autentica os diplomas acadêmicos em formato digital, de forma segura, rápida e sustentável. A concepção de uma nova realidade acadêmica, em conformidade com um mundo em constante transformação. O resultado foi o Diploma Digital, uma aplicação segura e que se tornou padrão para a emissão e gestão dos certificados acadêmicos em todo o Brasil.
![](https://cdn.prod.website-files.com/6734ab5f5c7bc93b464d289a/6734ab5f5c7bc93b464d2ba7_60b6f7e16aebf27e867608a7_case-diploma-digital-v1.png)
Os resultados alcançados
O Diploma Digital promoveu uma economia real para o MEC, ao possibilitar a troca da emissão de papéis por um documento digital; um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de 2019, estimou o custo do Diploma Digital em R$ 85,15, em comparação ao valor do diploma impresso, de R$ 390,26.
A desburocratização do material é outro importante ganho: o diploma, que antes era entregue em até 80 dias, agora, em seu formato digital, chega até os alunos em apenas duas semanas. É a otimização do tempo na vida acadêmica.
O acesso ao Diploma Digital é on-line, no site da Instituição de Ensino que o emitiu, sem a necessidade da assinatura do aluno. As instituições têm a responsabilidade de gerar o certificado digital e o carimbo de tempo, que validam o documento por tempo indeterminado. O carimbo comprova a data e hora em que o documento foi emitido, e a assinatura digital das instituições emissora e registradora garantem a legitimidade da emissão do diploma.
A garantia de segurança vem através da assinatura eletrônica com certificados digitais da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), mantida pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, vinculado à Casa Civil da Presidência da República. O combate às fraudes tem o reforço da validação ampla e acessível do Diploma Digital, feita em poucos segundos.
A tecnologia blockchain é mais uma característica que faz do Diploma Digital um serviço diferenciado. Com ela, o envio e o recebimento das informações são rastreados, permitindo que códigos sejam gerados de forma on-line e disponibilizando informações em correntes. Diversas camadas de segurança são responsáveis por bloquear qualquer tentativa de invasão, sendo extremamente difícil obter êxitos na interceptação do conteúdo ou na sua falsificação.