Case

Moodle Colégio Pedro II e IFSUL

Integração e aumento do rendimento escolar: o Moodle revoluciona o Colégio Pedro II e o IFSUL e beneficia mais de 34 mil alunos.

O desafio

Um dos mais tradicionais colégios do País e um instituto que agrega mais de 20 mil alunos. O que une essas duas instituições é um novo jeito de promover o ensino online e de oferecer colaboração e comunicação entre seus alunos com o Moodle. Essa foi a escolha do Colégio Pedro II, uma das maiores e mais antigas instituições de ensino do Rio de Janeiro - com 14 mil estudantes e 1.300 professores - e do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) - que adotou a aplicação para beneficiar mais de 20 mil estudantes em atividades de EaD.

O Colégio Pedro II precisava se adequar para atender seus alunos em tempos de pandemia: o ensino remoto pedia uma infraestrutura que oferecesse um acesso de qualidade, sem interrupções, e que integrasse todo o corpo escolar. Já o IFSul, que possui 14 campi no estado do Rio Grande do Sul, buscou uma gestão do Moodle centralizada, que ficasse a cargo da Pró-Reitoria de Ensino, responsável pela oferta de cursos de EaD. A diretora do Departamento de TI da IFSUL, Carla Pires, conta que “cada campus possuía uma instalação de Moodle, com versão e configuração diferentes. Com a pandemia, a forma que essa estrutura estava organizada tornava a operação das atividades não presenciais inviável”.

A RNP foi a parceira escolhida por ambos para auxiliar a implementação e dar um passo na modernização de seus processos educacionais com segurança e sem impacto nas atividades.

A solução

O Moodle é um software livre, que incrementa a aprendizagem a partir de um ambiente virtual. Com ele, as instituições de ensino oferecem facilidades a seus alunos, como a criação de salas de aula online, num modelo flexível de aprendizado.

A RNP apresentou ao Colégio Pedro II a oportunidade de migrar o ambiente de aprendizagem virtual para a nuvem, o que possibilitou conquistar mais eficiência no meio acadêmico. Já no primeiro dia letivo após a implantação da solução, 436 turmas passaram a contar com a alta disponibilidade que o uso do Moodle permite, tudo em conformidade com o que a nova realidade exige.

A migração otimizou a experiência dos usuários na ferramenta de Educação a Distância (EaD). A infraestrutura anterior, operada em outro provedor, não suportava o alto volume de acessos simultâneos e enfrentava problemas de indisponibilidade. Com a RNP, o número de máquinas cresceu de uma para quatro, suportando cerca de dois mil acessos.

Já para o IFSUL, o foco do projeto foi a necessidade de facilitar a gestão do ambiente Moodle já existente. Para isso foi promovida a migração e centralização do Moodle na infraestrutura de nuvem. Maior agilidade e eficiência em manter o ambiente atual e a uniformização do serviço para todos os campi. “Para esta comunidade, a principal demanda é a disponibilidade. E a oferta da solução em nuvem garante uma maior disponibilidade e segurança para a ferramenta”, afirma Carla.

Resultados alcançados

No Pedro II, outros serviços se somaram aos existentes, tais como o Conferência Web, onde são realizadas as aulas remotas, com até 140 sessões simultâneas, e o eduplay, o maior portal de conteúdo audiovisual para educação e pesquisa no Brasil, que permite a transmissão de aulas e o acesso on demand das gravações.

Antônio Carlos F. Nunes, diretor de Serviços e Soluções da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP, destacou a valiosa parceria. "No escopo, está previsto o desenvolvimento de ações de segurança da informação, capacitação da equipe de TIC, e como prioridade neste momento, em função das aulas virtuais. Foi disponibilizado pela RNP o serviço de Moodle em nuvem. Como um ex-aluno do CPII, a possibilidade de iniciar esta cooperação, que certamente se tornará perene, fomentando o processo de transformação digital da instituição e consequentemente alavancando a formação de novas gerações, traz um orgulho enorme, e viabilizará uma integração mais ampla da instituição ao Sistema RNP." O diretor de Tecnologia da Informação do Colégio Pedro II, Luiz Pereira, afirma que, por meio da parceria com a RNP, a expectativa é contar com serviços e soluções que ofereçam mais benefícios para sua comunidade.

O processo de integração realizado pela RNP no IFSUL foi destacado pela gestora de TI da entidade que acredita que com a pandemia, esse tema será prioritário na Governança de TI. “Manter a gestão do ambiente com o ensino e levar o Moodle para a nuvem, tirando a responsabilidade da infraestrutura do Departamento de TI, é a melhor alternativa para equipes reduzidas como a maioria das instituições possui”, avalia.

Para Maria Isabel Giusti, da Pró-Reitoria de Ensino do IFSul, o aumento da demanda possibilitou o lançamento de cursos regulares de capacitação para utilizar esse ambiente tanto na visão dos professores quanto na dos alunos. "Muitos professores sentem falta da integração de ferramentas síncronas dentro do próprio ambiente. Outra demanda são as dificuldades da utilização do Moodle tanto pelo docente quanto pelo discente", conta.

Veja também