RNP capacita mais de 900 profissionais de TI de instituições públicas e privadas
Com a realização de cursos e workshops, a RNP atua como um Polo de Conhecimento para permitir que as soluções contratadas possam ser exploradas em todo seu potencial.
A situação a seguir é mais comum do que se imagina, seja em uma instituição pública ou privada, brasileira ou multinacional. Um grupo de gestores entende que, para resolver um problema ou tornar processos mais eficientes, é preciso contratar uma determinada solução tecnológica. Inicia-se, então, uma série de processos para parametrizar e definir qual solução escolher. Em seguida, parte-se para a contratação e depois para a implementação. E todas essas etapas são cumpridas com sucesso. Entretanto, após algum tempo de uso, percebe-se que os resultados obtidos ficaram aquém de tudo que se esperava da nova ferramenta.
“Hoje oferecemos uma série de eventos para que as instituições parceiras possam ter acesso a novas tecnologias e tendências do mercado. O importante desses projetos é que eles permitem que os participantes interajam entre si, compartilhem experiências e problemas que muitas vezes são comuns a mais de uma instituição”, explica Renato.
Se todos os cuidados e esforços foram empregados na identificação da necessidade, na escolha da solução e na própria implementação, por que os resultados às vezes desapontam? A resposta é simples: capacitação. “É fundamental para quem adota uma nova tecnologia buscar entender e se capacitar ao máximo nela. Porque as soluções hoje são complexas e oferecem inúmeros recursos, mas sem conhecê-los, acaba-se por usar apenas aqueles que suprem as necessidades mais imediatas. Perde-se a oportunidade de alcançar grandes ganhos”, explica o Analista de Negócios da Diretoria de Soluções da RNP, Renato Cruz. Por esse motivo, a RNP investiu para se tornar um Polo de Conhecimento para seus parceiros, pois entendeu que o ciclo de quem contrata uma solução não encerra com a entrega. “Percebemos que as instituições precisam de cursos, workshops e treinamentos em que as dúvidas e problemas característicos da realidade dessa instituição são abordados e elucidados”, explica Renato Cruz, Analista de Negócios da Diretoria Adjunta de Soluções da RNP.
Desde 2021, mais de 900 pessoas passaram por algum projeto de intercâmbio de conhecimentos ou capacitação promovido pela RNP. “Hoje oferecemos uma série de eventos para que as instituições parceiras possam ter acesso a novas tecnologias e tendências do mercado. O importante desses projetos é que eles permitem que os participantes interajam entre si, compartilhem experiências e problemas que muitas vezes são comuns a mais de uma instituição”, explica Renato.
Temas específicos ganham oficinas especializadas
Alguns dos temas abordados inicialmente ganham tanta repercussão que, a pedido dos próprios clientes, se transformam em oficinas práticas. Foi o caso do Google Workspace. “Depois de implementarmos a solução em algumas instituições, recebemos diversos pedidos para oferecermos oficinas que pudessem aprofundar o uso prático da solução. Assim nasceram as Oficinas Google, realizadas em agosto de 2022”, explica Renato Cruz.
Graças a sua parceria estratégica com o Google, a RNP promoveu uma oficina onde participaram 66 pessoas de 18 instituições diferentes, que buscaram esclarecer dúvidas, levantar novas possibilidades e aprimorar a aplicação. E os resultados foram significativos. “O tema da palestra é bastante importante para quem trabalha com o Workspace Google”, destaca Ana Karina de Oliveira Rocha, representante da UFS. “A oficina trouxe novos conhecimentos sobre o uso da plataforma da Google”, afirmou Luís Ferreira de OIiveira Junior, representante da UFT. "Conheci um pouco mais sobre a nuvem e como ela pode nos ajudar de forma segura e economicamente vantajosa", detalhou Humberto Parreira, representante da UFTM.
O desenvolvimento de todos esses projetos reflete um dos principais objetivos da RNP: além de oferecer preços que se adequam aos orçamentos das instituições e prover todo o suporte na contratação e implementação, garantir que gestores e usuários tenham a capacitação necessária para que as soluções contratadas tenham o poder de transformar a rotina de alunos, professores e pesquisadores.
“As contratações de TIC no setor acontecem para garantir que professores ensinem mais e alunos tenham melhores condições de aprender. Que pesquisadores possam desenvolver trabalhos inovadores e, no final das contas, tudo isso converge para um crescimento de todo o País. Por isso, como parceiros dedicados ao setor, não podemos simplesmente ser um fornecedor de tecnologia. Somos um agente que participa junto com as instituições na promoção dessa evolução constante do segmento de ensino e pesquisa brasileiro”, explica Marcelino Cunha, Gerente de Serviços para Educação da RNP.