Instituições de Ensino Superior apontam carências quando o assunto é Transformação Digital
Pesquisa revela tanto pontos de vulnerabilidade quanto oportunidades de melhoria.
Em um mundo cada vez mais conectado, a Transformação Digital se torna uma prioridade inegável. No âmbito da Educação, a utilização estratégica de diversas tecnologias busca elevar esse padrão e proporcionar acesso a recursos ricos e diversificados, adaptados às necessidades de cada aluno, pesquisadores e professores. Na vanguarda dessa transformação está o compromisso de melhorar não só a entrega do conteúdo, como a experiência global de aprendizagem, simplificando processos administrativos e liberando tempo precioso para que educadores se concentrem no que realmente importa: o ensino e a aprendizagem.
Nessa esteira, a RNP vem colaborando constantemente com a transformação digital das instituições, mantendo um diálogo próximo com a comunidade acadêmica e com os gestores, além de participar de eventos do setor em busca de atender às demandas da comunidade. Um bom exemplo foi a pesquisa realizada durante o Fórum RNP 2023, no qual foi desenvolvida uma ação gamificada chamada Transformação Digital Nota 10. Uma ação desenvolvida em parceira com o MEC, em que se buscou entender em alguns aspectos qual o nível de maturidade quando o assunto é Transformação Digital. A iniciativa reuniu 144 respostas e diversas instituições, dentre as quais a maioria formada por institutos federais e universidades federais, estaduais e privadas. O evento contou com participantes de todas as regiões do Brasil, representadas por suas instituições, e a pesquisa proporcionou insights valiosos sobre o atual cenário educacional brasileiro.
A partir dessas universidades e institutos, a pesquisa apresenta uma fotografia que nos coloca diante de pontos de vulnerabilidade, sim. Mas também nos permite ver o quanto é fundamental continuarmos tendo investimentos em Transformação Digital. E, principalmente, como é importante investir com base em dados, como os apresentados.
Quando perguntadas se já realizam a emissão de Diploma Digital, quase a metade dos institutos federais e das universidades federais responderam que atualmente emitem 100% digital. O mesmo ocorre quando se trata de Segurança da Informação, em que a maioria das universidades e dos institutos responderam que pretendem aumentar os investimentos. No caso do EAD, como é o ambiente virtual de aprendizagem, grande parte das universidades disseram já utilizar plataformas especializadas, como Moodle, Canvas, entre outras. Já quando se trata de IA, por ser um assunto mais recente, poucas instituições disseram estar trabalhando com ela. Quando se fala em Computação em Nuvem, a maioria está planejando o quê e como começar a migrar. Isso também é observado quando quase a metade das universidades e institutos ainda não estão adequadas à linguagem da IoT.
Por outro lado, se as pesquisas mostram que quando se fala em Privacidade de Dados, as universidades e institutos não performam tão bem, isso também demonstra uma necessidade de se preocupar com a proteção de dados. Do mesmo modo, quando quase um terço das universidades e a metade dos institutos ainda estão planejando ações de conscientização quando se trata de Segurança da Informação, isso demonstra o quão urgente é uma adequação nesse quesito. Embora haja desafios a enfrentar, também ficou evidente a importância de investir com base em dados concretos. Plataformas educacionais integradas enriquecem o conteúdo educacional e preparam os alunos para um mundo digitalmente fluente. A tecnologia é uma ferramenta poderosa para tornar o aprendizado mais interativo, envolvente e seguro.
A pesquisa também levantou questões específicas sobre Segurança da Informação, um aspecto crucial na transformação digital. As respostas revelam uma clara tendência de aumento nos investimentos. Quando questionadas sobre as intenções de investimento em Segurança da Informação para o próximo ano, a maioria das instituições afirmou que pretende aumentar os investimentos, enquanto um número menor planeja mantê-los no mesmo patamar. Poucas instituições indicaram a intenção de reduzir ou não realizar investimentos no próximo ano.
Esses dados ressaltam a preocupação crescente com a segurança digital e a necessidade de fortalecimento das infraestruturas de TI para proteger informações sensíveis. O aumento significativo nos investimentos planejados reflete o reconhecimento das instituições sobre a importância de se preparar adequadamente contra ameaças cibernéticas e garantir a segurança dos dados de alunos, professores e pesquisadores.
A pesquisa também explorou o uso de soluções de Inteligência Artificial (IA) nas instituições. Quando perguntadas se já adotam essas tecnologias, algumas instituições afirmaram que utilizam IA para detectar risco e abandono escolar, enquanto outras relataram o uso para funções mais básicas. Um grupo significativo de instituições mencionou que ainda não utiliza aplicações de IA, mas que estão estudando as soluções existentes. Há também um número considerável de instituições que não utilizam IA no momento.
Esses dados sindicam que, embora a adoção de IA ainda esteja em seus estágios iniciais em muitas instituições, há um interesse crescente em explorar essas tecnologias. A utilização de IA para funções mais avançadas, como a detecção de risco e abandono escolar, demonstra o potencial transformador dessas ferramentas no ambiente educacional. Ao mesmo tempo, o fato de muitas instituições estarem estudando soluções existentes sugere uma tendência futura de maior implementação de IA, à medida que as tecnologias se tornam mais acessíveis e compreendidas.
O desafio não para. Em 2024, vamos continuar com esse processo de escuta, ouvindo as necessidades das instituições e participando de eventos no setor. É isso que contribui para um ambiente de confiança e apoio mútuo. Afinal, este é o papel da RNP: colaborar com a Transformação Digital de Educação brasileira.