A importância da escuta ativa no processo de Transformação Digital da educação superior brasileira
A iniciativa de Discovery desenvolvida pela RNP busca entender as necessidades das entidades de ensino e pesquisa brasileiras e buscar oportunidades para a evolução tecnológica do setor.
O setor brasileiro de ensino e pesquisa enfrenta atualmente desafios significativos em seu processo de Transformação Digital. Dentre eles, destaca-se a redução dos orçamentos públicos. Junto a isso, a escalada de todo o mercado rumo a informatização trouxe consigo uma escassez de profissionais de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações), que cada vez mais migram para empresas multinacionais atraídos por remunerações dolarizadas. Isso, além de tornar cara a mão de obra, ainda representa uma migração de talentos nacionais para empresas internacionais criando uma defasagem de mão de obra qualificada de TI nas IES.
Todos esses fatos foram potencializados pela necessidade de adaptação que a Pandemia de COVID19 exigiu, visto que, para que as atividades seguissem seu curso diante de um isolamento social inesperado, instituições e empresas tiveram que migrar suas atividades para modelos remotos o que demandou tecnologia e conectividade. Essa conjunção de fatores tornaram a Jornada para a Nuvem, uma meta priorizada pela estratégia de Governo Digital, ainda mais desafiadora. Até porque, a migração não é apenas a contratação de novos serviços, mas a mudança de políticas de contratação, gestão e uso dos recursos contratados.
Foi diante desse cenário desafiador, que a RNP começou uma iniciativa de Discovery com uma escuta ativa junto às 110 instituições que compõem a Rede de Ensino Superior do Brasil, composta por Universidades Federais, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A iniciativa tem por objetivo conhecer os desafios e a realidade dessas instituições, com o intuito de estabelecer a melhor forma de levar a tecnologia para todo o setor. Uma inciativa que se baseia em uma via de mão dupla permanente, levantando informações, descobrindo oportunidades, propondo possíveis soluções que são valiosas e usáveis pelos usuários e, ao mesmo tempo, viáveis e factíveis para a instituições e também para a RNP.
Para avançar de forma mais assertiva nas ações, o a RNPcriou uma metodologia baseada nas boas práticas globais de Discovery. A principal premissa adotada para elaboração desse projeto foi a de que “o bom processo de Discovery responde às perguntas iniciais, mas o ótimo processo traz informações que vão além do que se esperava encontrar”. Isso permitiu que os problemas fossem vistos de diferentes perspectivas, buscando as causas e consequências de uma maneira diferenciada.
Um processo constante para se alcançar novos resultados
Esta iniciativa é um processo realizado continuamente para se acompanhar a evolução e a transformação das dores e necessidades das instituições. Para isso, busca-se abraçar experimentações focadas no resultado gerado, seguindo o objetivo de negócio em um trabalho colaborativo com foco constante no usuário. Daí a necessidade de se ter uma visão completa e minuciosa do que os gestores de TIC vivem em seu dia a dia. Percebemos que, na prática, tendemos a trabalhar com padrões (Ex.: formulários, surveys) que por vezes, limitam a compreensão da realidade, criando assim a ilusão de que estamos identificando por inteiro problemas, necessidades e desafios. E é justamente esse erro, ou distorção da realidade, que a metodologia de Discovery da RNP tenta evitar.
Para a RNP, o Discovery é baseado no foco, que é seu objetivo principal, mas também na visão periférica de toda a realidade, o que permite identificar oportunidades emergentes e possibilidades de melhorias. Portanto, todo esse processo pode e deve ir além do objetivo inicial. Ou seja, a escuta ativa deve validar o que se busca assim como apontar novas necessidades e possibilidades. Somente dessa forma é possível criar um quadro fidedigno da realidade.
Dados levantados em pesquisas recentes confirmam a preocupação dos gestores com questões relacionadas à proteção e segurança dos dados. A gestão otimizada em ambientes em nuvem é apontada pela maioria como essencial e inevitável. Outras oportunidades foram identificadas, como ofertar ferramentas administrativas e serviços voltados para pesquisa.
E baseado nesses resultados, a RNP pretende estabelecer um cenário dos desafios e dificuldades vividas pelo setor. Assim, é possível buscar novas soluções, serviços e condições de contratação que auxiliem efetivamente o desenvolvimento do setor de ensino e pesquisa no Brasil.