Educação e ciência

Novo modelo de contratação do Moodle auxilia gestores e promove economicidade

Moodle Gerenciado supera desafios de orçamento, de infraestrutura e de equipes dedicadas. Por isso, foi escolhido pelo MEC para ser oferecido por 41 instituições da rede federal.  

O Moodle é hoje a plataforma de ensino EAD e de Gestão de Aprendizagem mais utilizada em todo o mundo, com mais de 200 milhões de usuários. Sua adoção trouxe uma abordagem mais interativa e colaborativa para o ensino à distância, com uma nova proposta de plataforma online para que os educadores possam criar ambientes de aprendizagem totalmente personalizados. Um avanço que se tornou ainda mais necessário no período de pandemia e no pós-pandemia, em que o ensino online avançou de forma muito acelerada.

Porém, contar com um Moodle atuante em instituições de ensino e pesquisa pode ser um desafio para os gestores. Isso porque a implantação da solução demanda investimento, equipes especializadas de operação e manutenção, assim como o suporte aos usuários. Tudo isso pode gerar uma conta alta, principalmente se a instituição precisa contratar mais de um fornecedor para executar cada uma dessas etapas. A pergunta então é como solucionar esse impasse?

Foi pensando nesse desafio que a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) em parceria com a CAPES, que une consultoria, gestão, contratação de soluções e infraestrutura em um modelo 100% pensado para o setor de ensino e pesquisas – criou a proposta de Moodle Gerenciado. Um modelo de contratação que agrega à plataforma toda a infraestrutura, a consultoria de implantação e a gestão do Moodle. Uma proposta que nasceu da necessidade identificada junto às instituições públicas de ensino e pesquisa, mas que são comuns ao setor privado.

Um modelo que oferece gestão, eficiência e economicidade

A primeira oferta de Moodle da RNP foi feita com uma máquina virtual (VM) dedicada para cada componente, o que demandava diversas VMs e gerava um custo elevado. A RNP buscou evoluir e aprimorar essa oferta, o que permitiu que a operação do Moodle ocorresse com uma única VM e os demais componentes em forma de serviço. O resultado alcançado foi uma drástica redução do custo da infraestrutura. Mas não parou por aí: a RNP está construindo um novo modelo de arquitetura que visa possibilitar um menor custo para a hospedagem de mais de um Moodle da mesma instituição, utilizando tecnologias mais recentes, como kubernetes. Esse não é o único caminho para a economicidade. A redução vem também de uma melhor negociação com fornecedores e o fabricante da solução. Para isso, o ganho de escala alcançado pelo RNP e as parcerias estratégicas são fundamentais para levar a solução tanto para grandes quanto para pequenas instituições. Os benefícios são os mesmos.

Para se ter uma ideia da abrangência no mercado, a RNP estabeleceu recentemente uma parceria com o MEC (Ministério da Educação) para disponibilizar o Moodle Gerenciado a 41 instituições, o que se configurará como a maior operação brasileira da plataforma dentro da Rede Federal. E graças a esse ganho de escala, a RNP consegue negociar com parceiros de implementação como a Kaptiva, empresa certificada como Moodle Partner e destaque no mercado brasileiro nesse serviço. O mesmo vale para as empresas apontadas pelo Quadrante Mágico do Gartner 2022 como líderes globais em infraestrutura cloud: Google, Microsoft e AWS. Todas possuem parcerias exclusivas com a RNP.

O desafio de investimento não permeia apenas a contratação da plataforma ou da infraestrutura. Quando se oferece o EAD, o desenvolvimento de plugins, customizações e consultoria para tornar o ambiente Moodle mais amigável, interativo e dinâmico são fundamentais. Além disso, professores contam com uma vasta gama de plugins e recursos para tornarem suas aulas mais interessantes e interativas para aumentarem a capacidade de aprendizagem do aluno. Mas para tudo isso, é preciso contar com uma equipe altamente especializada, tanto na manutenção técnica quanto na implementação de melhorias de usabilidade. O que implica, invariavelmente, manter profissionais exclusivos e ter que aumentar o quadro de funcionários. Seja o gestor de RH, o reitor, o administrador ou o proprietário da escola, todos sabem que isso representa ainda mais custos e encargos.

Pensando nisso, essa oferta do Serviço de Moodle Gerenciado da RNP garante todo o suporte para auxiliar nas demandas das equipes internas das instituições. Dessa forma, é possível que esses times internos possam ser reduzidos ou compartilhados com outras demandas que não sejam exclusivamente do Moodle. Assim, a instituição alcança mais uma forma de economicidade e eficiências operacional.

O EAD já deixou de ser um diferencial para ser um elemento fundamental para as instituições de ensino. Oferecer essa prática de maneira eficiente, ágil e de uso simplificado ainda é um fator decisivo na hora de um aluno escolher em qual instituição vai investir seu dinheiro para estudar. Dessa forma, contar com a mais adotada plataforma do mundo, o Moodle, é algo que precisa ser considerado pelas instituições de ensino e pesquisa. Um modelo de contratação e, principalmente, um parceiro correto na implementação e suporte do sistema configuram o melhor caminho para que os gestores superem os desafios desse novo mundo educacional conectado e 100% online.

Veja também